quinta-feira, 4 de junho de 2009

Diário de Leitura


Série Educador em Formação: "Tipos de textos, modos de leitura" 2ª edição
Autoras: Graça Paulino, Ivete Walty,Maria Nazareth Fonseca e Maria Zilda Cury

"Tipos de textos, modos de leitura mostra que a leitura não é uma prática homogênea. Ao contrário, é diversa e está relacionada, entre outras coisas, ao tipo de texto com o qual o leitor se depara.
O ponto de partida é uma concepção de escola enquanto espaço propício para a formação do leitor, já que é na sala de aula que os textos circulam especificamente como objeto de aprendizagem."

A leitura desse livro não só me encantou pela objetividade , como também por compactuar com muitas de minhas idéias e experiências sobre a prática de incentivo à leitura , nas escolas. Faço essa afirmativa porque, infelizmente, convivo com professores que não têm a prática de leitura , logo não conseguem fazer com que seus alunos se apaixonem pela mesma.

Trechos que considerei relevantes destacar


p. 13 " O ato de ler é motivado por um desejo... o desenvolvimento das habilidades de leitura no processo de ensino/aprendizagem faz parte não só do quotidiano das escolas, como também da vida do cidadão em sociedades letradas e envolve sempre a escolha de uma tragetória... A publicação de um texto implica uma relação de circulação e consumo em que importa refletir sobre para quem se escreve, para que se escreve e como se escreve.

p.22 " Ao ler, um indivíduo ativa seu lugar social, suas vivências, sua biblioteca interna, suas relações com o outro, os valores de sua comunidade."

p.28 "Não é a escola que mata a leitura, mas o excesso de ditadismo, a burocracia do ensino acopladoa regras preestabelecidas, a normas rígidas e castradoras. Em suma, o uso inadequado de textos fragmentados, deslocados, manipulador, levaria a subordinação do leitor ao jugo escolar." ( questão abordada por nós quando escrevemos o Referencial Curricular de Língua Portuguesa do Município de Cachoeiro de Itapemirim)

p.30 " Não basta fazer circular os textos em sua diversidade na escola; é preciso também aparelhar os alunos para sua recepção."

Pessoal, isso é só uma mostra do conteúdo rico que essa obra traz. Usei com vocês uma prática que tem funcionado muito com meus alunos. Conto prá eles trechos interessantes de algumas obras literárias e desperto neles a curiosidade sobre o restante da história. Espero que vocês apreciem tanto a leitura desse livro, quanto eu.

Milhões de beijinhos,
Chris

Nenhum comentário:

Postar um comentário