No dia 29 de agosto deste, às 8h da manhã, iniciamos a oficina 6 –Unidade 12 refletindo o texto do Ampliando nossas referências p.129 “Descrição e dissertação”, destacamos as idéias principais, e o comentário geral foi que o texto ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas que ainda existiam com relação a tipos textuais. Logo depois entramos no relato de experiências, e pelo que pude perceber a maioria das cursistas escolheu o avançando na prática da p. 109( o jogo da descrição), pelo que relataram, os alunos se divertiram muito com a atividade. Também teve professora que escolheu trabalhar o avançando na prática da p. 124 (descrição de uma foto) e o relato foi muito interessante. Sem sombra de dúvida esse é um momento muito rico que oportuniza o aprendizado e a prática de todos. Fizemos um intervalo de 20 min para o café e retornarmos para uma atividade em grupo. As cursistas foram divididas em duas equipes, uma deveria criar argumentos para que o texto em estudo fosse considerado um exercício de redação escolar e, a outra equipe, enumerar argumentos que mostrassem não se tratar de um exercício escolar. O debate transcorreu num clima muito animado , ambas, as equipes, argumentaram com propriedade e conseguiram defender seu ponto de vista. Em alguns momentos do debate , como formadora, fiz algumas inferências que considerei pertinente para o momento. Fizemos avaliação do encontro e alguns questionamentos sobre letramento foram levantados para o próximo encontro. Encerramos às 12h.
sábado, 12 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário