O encontro iniciou às 8h do dia 31 de outubro de 2009, com uma oração. Logo após, fizemos uma avaliação oral do encontro realizado em homenagem ao dia do professor, no dia 14 de outubro. Todas as cursistas foram unânimes em elogiar a escolha do filme e a dinâmica do encontro. Passei novamente o slide preparado por nós, formadores, para homenageá-las. Logo após, apresentei os objetivos da oficina e iniciei a mesma, fazendo um apanhado dos pontos principais estudados nas unidades 15 e 16. As cursistas fizeram as devidas inferências, ilustrando com relatos de experiências vividas por elas no desempenho de suas funções como educadoras.
Lemos e discutimos o texto do “Ampliando nossas referências” p.147, cujo título é: Por que meu aluno não lê? Após esse momento, fizemos um intervalo de 20min para o cafezinho regado a poesia.
Retornamos para as atividades com os relatos do Avançando na prática. Cinco cursistas apresentaram, mas mesmo as que não apresentaram, fizeram questão de comentar. Percebi que a maioria trabalhou com o texto de Ruth Rocha “Admirável mundo louco”,por isso, durante a apresentação, privilegiar relatos diversificados.
Após a atividade do avançando na prática, exibi o slide “Leitura e escrita” e distribui o material de apoio “Escrever de verdade”, retirado da revista Nova Escola.Também sugeri a leitura do texto “ Ensine a turma a revisar textos com autonomia” p. 90, da revista Nova Escola , do mês de outubro de 2009. Em seguida demos início a oficina. As cursistas foram divididas em três grupos de três elementos para executarem as atividades propostas pelo Gestar. Cada grupo expôs sua atividade , todos tiveram liberdade para avaliar, comentar e sugerir sobre cada atividade apresentada. Fizemos a avaliação do encontro. Logo em seguida, fiz uma breve explanação sobre o próximo assunto a ser discutido. O encontro encerrou-se às 12h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário