quinta-feira, 21 de maio de 2009

Visita de sensibilização

Durante visita às Escolas, fomos muito bem recebidos por toda a equipe pedagógica e professores de Língua Portuguesa e Matemática. Ocasião em que apresentamos o material, orientamos sobre a duração da formação, o compromisso com o término da formação, a parte técnica das oficinas, projeto, avaliação, portfólio, certificação, local e data das oficinas e, respondemos a todas as dúvidas com relação ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar.
Tivemos tanto sucesso com as visitas, que todos os professores estão procurando as fichas de inscrição.

Visitas às Escolas para divulgar o GestarII e convidar os professores para as oficinas de formação







Professores Formadores do Gestar II : Antônio Marcos,Christina,Christiano e Solange


Equipe do Gestar II em Cachoeiro se preparando para a aula inaugural.l


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Memorial

18/05/2009
MEMORIAL
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica- SEB, dando seguimento à implementação do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar- GESTARII – um programa de formação continuada, destinada aos professores das séries finais- 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática, deu início a realização do curso de formação inicial(40h) dos professores formadores representantes do Município de Cachoeiro de Itapemirim, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática ,em Vitória na Faculdades Integradas Espírito Santense (FAESA), entre os dias 04 à 08 de maio, das 08 às 17 horas.
Em Língua Portuguesa, a formação da turma dos professores Antônio Marcos Roly e Maria Christina Alves Brandão, foi ministrada pela formadora da UNB, Ieda Vilasboas. Na ocasião, os formadores receberam um kit composto por 20 volumes, que foram devidamente apresentados por meio de datashow a todos os presentes.
As oficinas aconteceram num clima de total descontração, porém de extrema seriedade e competência por meio de toda equipe de professores formadores, representantes dos diversos Municípios do Espirito Santo, em um rítmo intenso mas bastante proveitoso.
Chegamos ao local de formação imaginando que seríamos treinados para implementar o Programa em nosso Município. Ficamos muito surpresos quando percebemos que nós é que estavámos conduzindo a formação. Todos os grupos apresentaram estratégias e formas de planejamentos super criativos para trabalhar com o conteúdo proposto pelo projeto.
Assim, concluimos que, durante as oficinas em que atuariamos como formadores,o Projeto deveria ser conduzido dessa forma. Os Professores cursistas terão total autonomia para criar junto com seus alunos estratégias que deem certo dentro da proposta pedagógica do professor. E o nosso papel será apenas o de conduzir as oficinas e amarrar as idéias que surgirem durante as mesmas. Avaliando de várias formas diferentes a criatividade e participação ativa do professor cursista, os trabalhos gerados desses encontros quinzenais, e também, da sua prática em sala de aula.





Registrado por: Maria Cristna Alves Brandão em 18/05/2009